Notícias ONEE

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E A REVOLUÇÃO NO SABER PENSAR E AGIR

As Olimpíadas de Conhecimento são bastante difundidas e realizadas no Brasil e em diversos países. Abrangendo a maioria das séries da educação básica, tem como público principal estudantes a partir do 6º ano e vai até o final do ensino médio. São provas ou desafios que testam as habilidades e competências dos estudantes em determinada área do conhecimento (exceção à ONC que abrange 05 áreas do conhecimento). Acontecem também no ensino superior, mas não de forma tão acentuada como na educação básica.

Algumas destas olimpíada classificam alunos para competições internacionais, que nada mais são que o mesmo tipo de desafio, mas de maneira mais aprofundada e abrangendo diversos países. O Brasil coleciona diversas participações de sucesso em muitas delas.

O DESAFIO

Pode-se perguntar: “o que faz com que um estudante saia de casa durante a semana ou aos finais de semana para fazer uma prova, para participar de um desafio em equipe ou individual, deixando de lado amigos, diversão, família e outros?”

Pode até parecer estranho, mas milhões – sim, milhões – de estudantes brasileiros participam destas olimpíadas. E tem para todos os gostos. De Astronomia à economia, várias áreas do conhecimento são contempladas.

 

O AMBIENTE ESCOLAR

Existe um “bullying do bem”, tem-se criado todo um movimento em torno destes novos “heróis” escolares. De um certo tempo para cá, aquele “nerd” engravatadinho que era o CDF da turma passou a ser o exemplo. Cada vez mais e mais estudantes querem ser como eles.

Num mundo que está aos poucos se globalizando, vencer se torna uma vitrine para as pretensões dos estudantes em suas carreiras. Seja quem quer ser um médico ou quem quer ser um estilista ou um astrofísico ou cozinheiro, para todas estas áreas se exige dedicação.

E aí nossos “heróis olímpicos” se destacam.

Sem esquecer é claro dos mestres. Os professores atuam como verdadeiros catalisadores da participação dos estudantes nestas olimpíadas. Várias escolas tem departamentos específicos para auxiliar a participação dos estudantes nestes eventos científicos.

 

 

EVOLUÇÃO DAS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

As olimpíadas do conhecimento também têm se aprimorado cada vez mais. Aquela simples prova com questões fechadas para se marcar não é mais assim, mais e mais eventos olímpicos tem se tornado verdadeiros eventos científicos, cobrando não somente o conhecimento do estudante, mas a sua habilidade e competência para resolver situações problema, e não apenas responder perguntas.

As metodologias ativas tem sido largamente utilizadas, o estudante não é mais aquele passivo que só respondia a determinados estímulos e pronto. Agora ele deve decidir, e isto tem sido maravilhoso na formação de novos profissionais que tiverem este tipo de formação.

Não é uma disputa de ganhadores e vencedores. Aqui todos saem ganhando. Se você ainda não conhece, venha participar. Se você já conhece, continue participando.