Notícias ONEE

Por que participar da ONEE?

Por que participar da ONEE?

 

Durante toda a história da humanidade, invenções foram criadas e utilizadas para auxiliar a evolução da sociedade. Com a descoberta da energia elétrica não foi diferente! A geração de energia foi imprescindível para o surgimento de novas ideias que foram fornecendo comodidades antes não alcançadas pelos seres humanos. A falta de energia pode impactar desde o carregamento do aparelho digital em que você está lendo esse texto, ao funcionamento de um hospital. Consegue imaginar nossas vidas sem esse bem?

 

Pois é. Para que ninguém precise perder as facilidades que a energia elétrica proporciona, é recomendado o uso racional, contribuindo, assim, para a redução dos impactos ambientais ocasionados pela geração de energia elétrica. 

 

Pensando na valiosidade desta, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) tem o objetivo de levar conhecimento sobre o uso consciente de energia aos estudantes e professores participantes. Serão estimuladas práticas que fortaleçam o uso racional e que os inspirem a levarem os aprendizados adquiridos para todas as comunidades em que estão envolvidos. Afinal, a aproximação da população com o conhecimento científico é fundamental para a formação de uma sociedade desenvolvida sustentavelmente.

 

Quais são as vantagens de participar dessa olimpíada? 

 

A maior vantagem que estudantes e professores têm ao participar dessa Olimpíada é aprender sobre a temática da eficiência energética! Para isso, além de participar da disputa, cursos de formação serão disponibilizados para os inscritos aprimorarem seus conhecimentos no site da ONEE.

 

Além disso, os participantes também concorrem a 34 (trinta e quatro) bolsas de estudos para cursos livres no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais) e 20.000 (vinte mil) medalhas para os melhores estudantes, sendo elas divididas em 03 (três) categorias: ouro, prata e bronze. A ONEE também premiará os envolvidos com 200 (duzentos) notebooks, sendo distribuídos 34 (trinta e quatro) para professores. Os estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões (e que não tenham recebido medalhas) ganharão certificados de menção honrosa pelo feito.

 

Como se inscrever? 

 

Para se inscrever é necessário que escola/professor/aluno acesse o site www.onee.org.br e realize a inscrição. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética ocorrerá em duas etapas, sendo todos os inscritos permitidos de participarem, independente do desempenho alcançado na primeira fase. As etapas serão realizadas em formato de jogos e provas, do dia 24 ao dia 29 de outubro de 2022. Para saber mais, acesse o regulamento da ONEE no site.